Consulte inscrição

Comunicado Maratona Clube de Portugal

13 de Março, 2023

Comunicado – 13 de março 2023

Em face dos incidentes ocorridos ontem com alguns participantes em cadeiras de rodas e que são do conhecimento público, os responsáveis do Maratona Clube de Portugal, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e da Iron Brothers – Irmandade de Ferro, estiveram, esta tarde, reunidos para debater o incidente e garantir que tal não volta a suceder em edições futuras.

Por parte do Maratona Clube de Portugal foi explicado que as limitações se deveram apenas a questões de segurança decorrentes da especificidade do tabuleiro da ponte 25 de Abril, da salvaguarda da integridade física de todos os participantes, tendo sido recordado o histórico de acidentes que originaram a tomada de posição já mencionada. Foi, no entanto, manifestando, abertura, para trabalhar em conjunto com estas instituições, para que na próxima edição, se encontre uma fórmula que, garantindo a segurança, a prova possa contar com a sua participação.

O Maratona Clube de Portugal lamentou o sucedido, pediu, na pessoa da Diretora Geral da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, Ivone Silva, desculpas pelo incidente em que se viram envolvidos alguns jovens da Associação, recordando igualmente que o Maratona Clube de Portugal foi pioneiro na inclusão de atletas com descapacidade em todas as suas provas.

Em todas as 32 edições da Meia Maratona de Lisboa houve sempre aspetos a melhorar, ninguém é infalível. Infelizmente, problemas de comunicação, alguma falta de sensibilidade dos responsáveis no terreno e as questões de segurança, já mencionadas, contribuíram para um incidente que nunca devia ter acontecido.

A prova sairá reforçada do contributo e do trabalho conjunto que o Maratona Clube de Portugal irá encetar com estas Associações e que envolverá as restantes autoridades que participam na organização da prova.

Maratona Cube de Portugal